A Quaresma é um tempo oportuno para acolher e refletir sobre o verdadeiro sentido de ser Cristão diante dos desafios e dificuldades da vida.
Neste tempo da Quaresma, a Igreja nos convida a fazer uma revisão da vida, tudo diante dos olhos, e ações de Jesus que nos guia para a Ressurreição. A caminhada de Jesus rumo à Páscoa, é feita de decisões e conversões, não unicamente dele, mas das pessoas que vinham ao seu encontro.
Assim também somos nós. A cada dia, mês, ano e momento da nossa vida, indo ao encontro de Deus, somos chamados à conversão. Entender a vida e a caminhada como oportunidades, para viver melhor a plenitude da graça de Deus em nós.
Para caminharmos conscientes da nossa missão poderíamos pegar o texto do evangelho de Lucas 12,32-48, esse texto nos chama a pensarmos como fazemos o nosso encontro com Jesus Cristo, recuperando e criando em nós um desejo que nos coloca de pé, em atitude de disponibilidade, porque é preciso ter consciência do encontro que vamos fazer se não transforma o coração, corremos o risco de permanecer no mesmo lugar e com a mesma postura.
Que Deus nos ilumine nessa caminhada quaresmal, nos fazendo acolhedores da Ressurreição no hoje da nossa vida.