A Faculdade Arquidiocesana de Mariana – (FAM) Dom Luciano Mendes de Almeida e o Instituto Teológico São José (ITSJ) realizaram de 1 a 3 de outubro o XV Simpósio Filosófico Teológico com o tema: A Ditadura e a redemocratização do Brasil.
A diocese de Governador Valadares esteve presente no evento, realizado na Faculdade Arquidiocesana de Mariana, com representantes do Seminário Diocesano Nossa Senhora Auxiliadora, e os seminaristas do seminário São José da Arquidiocese de Mariana, acompanhados do diretor espiritual do seminário de Valadares, Pe. Sebastião do Carmo.
O objetivo do simpósio foi recordar os 50 anos do início do Golpe Militar com a motivação de investigar sobre a questão da Ditadura e o processo de redemocratização do Brasil. A data também foi uma oportunidade para refletir sobre a atuação da Igreja no processo de Democratização do Brasil.
Professores, estudantes interessados nas áreas de Filosofia, Teologia e Ciências Humanas se reuniram em palestras, mesas redondas e grandes momentos de aprendizado, dentre eles, a conferência de Filosofia, na qual tratou-se da burocratização do crime, com Dra. Nadia Souki, além de mini-cursos como: “A nobilíssima arte política (GS 75): a relação fé e política conforme o magistério eclesial e a Dimensão sócio transformadora da Evangelização na Arquidiocese de Mariana a partir da atuação de Dom Luciano ministrado por Ms. Pe. Marcelo Moreira Santiago.
Ao final do simpósio, os inscritos e presentes que tiveram pelo menos 75% de participação receberam certificado de conclusão do curso.