13 dias de meditação sobre a vida de um santo marcada pela caridade, amor pelas famílias e a evangelização. Assim foi a vida de Santo Antônio, nascido em Pádua, Portugal e deixada para vários lugares a famosa celebração que os fieis realizam no mês de junho em sua honra, com o título de Trezena de Santo Antônio.
A paróquia Santo Antônio da cidade de Governador Valadares celebra os 13 dias em homenagem ao santo padroeiro, com celebração eucarística, bênção da relíquia do Santo e as tradicionais barraquinhas coordenadas pelas pastorais e movimentos eclesiais.
No quarto dia da Trezena, a celebração contou com a atuação da equipe de Catequese na preparação da Liturgia e das crianças do Coral Infanto Juvenil da Catedral de Santo Antônio para as músicas litúrgicas. Pe. Gilberto iniciou a celebração convidando os participantes a meditarem sobre o chamado a sermos catequistas e catequizados, assim como Santo Antônio. Em sua homilia ele continuou: “A nós também cabe este ministério, temos a função de sermos bons catequistas com nossos filhos e uns dos outros ajudando as pessoas a fazerem a experiência de Deus em suas vidas assim como Santo Antônio, com uma maneira simples de encontrar Deus diante das coisas”.
Meu querido Santo Antônio, Santo dos mais carinhosos, o vosso ardente amor de Deus, as vossas sublimes virtudes e grande caridade para com o próximo vos mereceram durante a vida o poder de fazer milagres espantosos.
Nada vos era impossível senão deixar de sentir compaixão pelos que necessitavam da vossa eficaz intercessão.
A vós recorremos e vos imploramos que nos obtenhais a graça especial que neste momento pedimos.
Oh! bondoso e santo Taumaturgo, cujo coração estava sempre cheio de simpatia pelos homens, segredai as nossas preces ao Menino Jesus que tanto gostava de repousar nos vossos braços.
Uma palavra vossa nos obterá as mercês que pedimos. (Segue-se a meditação do dia).