Missa de Encerramento do Jubileu Eucarístico das Clarissas Franciscanas Missionárias

125 anos do Instituto das Clarissas Franciscanas Missionárias do Santíssimo Sacramento

No dia 1º de maio de 2024, às 18h00, no Colégio Franciscano Imaculada Conceição, na Diocese de Governador Valadares, Dom Félix presidiu a Missa de Encerramento do Jubileu Eucarístico do Instituto das Clarissas Franciscanas Missionárias.

A Missa foi concelebrada por Frei Douglas, com a participação das religiosas, dos seminaristas, dos candidatos ao diaconato permanente e de dezenas de fiéis.

Em sua Homilia, Dom Félix falou sobre o encerramento do Ano Jubilar Eucarístico, e disse ter sido um ano de graças e de bênçãos para o Instituto Missionário das Irmãs Clarissas Franciscanas e para quem pôde participar deste importante momento.

Também recordou de como “É bom celebrar a memória de São José Operário iniciando o mês de Maio”. Disse que “Celebrar São José Operário é celebrar a fé naquele homem que, além de ser esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus, também foi um trabalhador que sustentou a Sagrada Família, alguém que fez que o próprio Jesus fosse conhecido como filho do carpinteiro e também foi carpinteiro, alguém que pôs em prática o que foi dito na 1ª Leitura ‘que Deus criou tudo o que existe e pôs nas mãos dos seres humanos para que dominassem tudo…’, não no sentido de dominar e poder fazer o que dá na cabeça, mas no sentido de cuidar de tudo: dos animas, das plantas, do mundo… e o ser humano cuida de tudo por meio da sua inteligência e do trabalho de suas mãos”.

Ainda nos fez recordar sobre a importância do Mês de Maio, “dedicado à Virgem Maria, nossa Mãe, Mãe de Jesus, Mãe da Igreja”, e nos fez refletir “que é um momento de nós reconhecermos que Maria, assim como José, é aquela que intercede junto a Jesus, único mediador entre Deus e a humanidade; intercede por nós a todo o momento, quando nós suplicamos a ela (Maria) e a São José, que possam interceder por nós para obtermos graças e bênçãos de Deus”.

Afirmou em suas palavras que “Ao celebrarmos esta Missa de Encerramento do Ano Jubilar, devemos tomar consciência desta verdade: a vida deve ser sempre vivida com júbilo de alegria, mas a alegria do amor, a alegria do Evangelho, a alegria de alguém que tem consciência que é amado por Deus, e que percebe a importância de corresponder esse amor amando os irmãos e irmãs de caminhada, sejam lá quais forem, buscando por em prática os Mandamentos de Deus, o Mandamento do Amor no seguimento de Jesus”.

Após a Homilia, Dom Félix convidou as Irmãs Franciscanas para renovarem os Votos diante de Deus e da Comunidade reunida.

Logo após a renovação dos votos, a Missa seguiu sua Liturgia e Dom Félix fez o encerramento com a bênção especial para o Dia de São José e o Dia do Trabalhador.

Fotos: Daniel Dourado